segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Fansite Fridays: Entrevista com Chris Weitz

Nessa última sexta o grupo de maiores sites americanos nos trouxeram mais uma entrevista exclusiva, dessa vez com o diretor Chris Weitz! Só pudemos postar a tradução para vocês hoje, mas de qualquer maneira vale muito a pena conferir: temos certeza de que Lua Nova está em boas mãos!

Chris Weitz conversou com a gente por 30 minutos. Após 5 minutos, já tínhamos certeza que Lua Nova estava em boas mãos, após 10, já sabíamos que ele era um gênio. Depois de 15 minutos…… bem vocês decidam.

Chris: A cena de quando Bella encontra Laurent na floresta levou dois dias para ser gravada, e nesses dois dias nevou. Chegamos ao set às 6:00 da manhã e estava nevando. Então, tivemos que mudar o horário da gravação. Todo esse tipo de coisa.

Q: O que você faz com a iluminação do cenário quando está lidando com situações climáticas tão complicadas?

Chris: É claro que esperamos que o tempo esteja meio cinzento nesses casos. É estranho querermos que o tempo esteja ruim. Queremos que esteja garoando ou que o tempo esteja cinzento todas as vezes. Não é sempre assim, e quando não acontece, temos que criar alguns efeitos no cenário. Depois disso, essa tortura continua para o Javier, nosso diretor de fotografia, porque você até pode deixar o set mais cinzento, mas ainda há um fundo brilhante – alguns vestígios de luz. Às vezes, temos um dia ensolarado em Forks, mas nunca quando o Edward está por perto, não queremos que ele fique brilhando. Então eu estarei feliz quando chegarmos ao final dessas filmagens e eu não precisarei mais me preocupar com o tempo.
Confira o restante no “Continue Lendo”.

Q: Então vocês estão se mudando para um estúdio?

Chris: Estaremos daqui há uma semana. Então ainda resta uma semana para nos preocuparmos com o tempo. Estamos meio que presos a isso. É claro que há aquele clima de Crepúsculo. Você acaba não tendo o clima que você deseja quando quer. Fará sol no dia em que você quer chuva, e então no dia em que você quer sol…

Q: Então isso (mostrando a casa de Bella) continuará em pé?

Chris: Você sabe que é engraçado, estive pensando no que seria melhor a fazer. Eu imagino que eles vão desmontá-la. Ela está ótima, mas eu não tenho certeza de que ela resistirá ao inverno daqui. Acho que provavelmente eles vão desmontá-la, guardá-la em um armazém e construí-la de novo, mas eu ainda acho que o melhor seria continuar alugando esse terreno.

Q: Então veremos pessoas realmente entrando na casa?

Chris: Sim, bem isso é o interessante, em certos ângulos ela é perfeitamente caracterizada. Mas se você olhá-la por outros ângulos, verá que é um fundo vazio. Quando Jacob pula da janela, o que eventualmente fará, só conseguimos ver que Bella dá um passo para trás quando ele entra, mas não vemos o que tem do lado de dentro, isso só acontece quando mostramos o interior do quarto. Mas para o filme tudo isso será editado e terá sentido junto. Você nunca verá esse tipo de coisa em uma tomada só.

Q: Você ficou intimidado em fazer parte de algo que tenha tantos fãs?

Chris: Sim, quero dizer, por um lado sim, mas por outro sinto como se todos quisessem que o filme dê certo e todos tem sido muito encorajadores e dando apoio… as coisas tem sido muitos positivas para mim, é claro que eu estou evitando a internet porque não quero ser apanhado de surpresa.
Minha responsabilidade é com o leitor, e não com a internet – não importa o que vocês andam dizendo – estou abordando as mesmas pessoas que vocês, mas eu não quero ser pego de surpresa em qualquer tipo de controvérsia que está rolando pela internet ou por qualquer coisa que estão dizendo sobre eu ser escolhido para dirigir o filme – eu participei de “A Bússola de Ouro” e foi uma votação que fizeram sobre quem seria o diretor, o outro me venceu. Eu não queria estar nessa situação.

Q: Acho que foi muito bom a mídia ter dito que você estava tão comprometido com o filme que esse tipo de coisa acabou não aconteceu.

Chris: Bem, isso é bom. Acho que é ótimo ter esse tipo de público, e eu sinto que eles são extraordinariamente apoiadores. Eles querem que tudo dê certo, assim como o elenco, que também tem o mesmo comprometimento em fazer aquilo que está nos livros… é isso o que sinto.

Q: O que é muito apreciado.

Chris: Isso é bom. É ótimo que o primeiro filme tenha sido um sucesso, mas para mim o livro é a Bíblia disso tudo. Então quando eu li o livro, o li de um jeito tão rápido que tive uma experiência igual a quando as pessoas o leram pela primeira vez. Eu não quis lê-lo por partes. Li de uma vez, e depois fui voltando para selecionar as melhores partes. É um livro de 600 páginas, eventualmente algumas pessoas não irão gostar, mas eu acho que se você fizê-lo a partir da minha atitude de lealdade aos leitores e do que eles sentem, isso acontecerá também com os fãs do primeiro filme. Embora deve haver uma coerência entre o primeiro e o segundo filme. Isso é realmente para os leitores.

Q: O que você fez para deixá-lo mais sombrio? Alguma coisa em especial?

Chris: Sim, acho que é só não ter medo das atuações e do tom do filme. Não, porque, obviamente, com um grande estúdio e muito dinheiro em jogo, você sabe que pode ter medo de que se não tiver as pessoas sorrindo e rindo o tempo todo, você vai estar em apuros. Mas eu acho que o apelo disso é entrar fundo na melancolia que alguma pessoas experimentam quando terminam um relacionamento, quando perdem alguém querido, quando anseiam por ter alguém, e não ter medo disso.
Em termos de como o mundo é representado, só para ser técnico, por exemplo, as partes escuras são bem marcadas e é onde haverá sombras profundas, as partes mais escuras fazem as cores se destacarem mais.
Haverá uma parte no filme onde as coisas serão mais sombrias, e haverá uma explosão de cores quando chegar à Itália. E há esse tipo de êxtase – uma felicidade antes e o depois de quando se perde tudo… é como experimentar todas essas formas em termos de design em diferentes sets e coisas que mostram isso, cada detalhe, é uma metáfora de onde o personagem do livro está, e você acompanhará a jornada da Bella.
É também não tirar o foco do ponto de vista dela. O livro é narrado pela Bella. Temos que ter esse equilíbrio de ter muito do Edward e de ter pouco dele. Se você tiver muito dele, será horrível porque você quer que o público saiba como é desejá-lo, e se tiver pouco dele, eu serei caçado e morto. É um equilíbrio a ser alcançado.

Q: Você conversou com a Stephenie Meyer, ela te deu algumas dicas?

Chris: Sim, nos falamos a toda hora. Trocamos e-mails. Ela visitou o set, e eu fui ao Arizona para encontrá-la. Sim, estou correndo com o material com ela, para que a mitologia da série não seja violada. Eu não quero me precipitar, nem cometer erros com algo que não faça sentido em seu universo. Você tem que perguntar a ela, eu não quero fazer reclamações, você precisa perguntar a ela para saber se ela está satisfeita. Pelo menos, ela me diz que sente que será um filme lindo, e não é crédito meu, mas do Javier Aguirresarobe, nosso DF (diretor de fotografia), que anda fazendo um trabalho maravilhoso . A ideia é deixá-lo tão elegante e bonito como é dito no livro.

Q: É difícil, como uma pessoa criativa, juntar a sua versão com a versão que a Stephenie tem do filme ou do livro?

Chris: Por um lado, é fácil porque você não está criando do nada, eu tenho sorte por ter com o que trabalhar, e herdei esse elenco maravilhoso, e é ótimo, estou muito feliz por trabalhar com a adaptação de uma obra literária, como a vejo na verdade. Eu não acredito quando dizem que o diretor cria tudo, e eu não acho que isso seja preciso. Você verá isso se andar por aí, há 100 pessoas trabalhando por aqui, e cada uma delas tem uma boa ideia. E tem o diretor de fotografia que entende bem mais de iluminação do que eu. O câmera que sabe como melhor focalizar, e todos esses tipos de coisa, eu sou meio que um guarda de trânsito que leva o mérito….

Q: Eu diria o condutor.

Chris: Isso soa melhor.. sim, eu estou conduzindo todos os seus esforços…. E isso não me incomoda. Eu até gosto. Eu tenho algo em que me apoiar. Considerando que se eu escrevo algo por minha conta, eu nunca acredito nas minhas próprias criações. Elas soam falsas para mim. Bella, Edward e Jacob já estão lá e nós apenas tentamos tirar o melhor dos atores. Então eu não tenho problemas com isso.

Q: Como é a transição da sua versão para a da Catherine? Às vezes quando há a mudança de diretores, algumas coisas mudam também. Fale-nos sobre seu estilo. Que estilo de direção você está trazendo a esse filme?

Chris: Acho que a maior mudança seria que sou meio antigo. Sou antiquado e acho que a Catherine é bem mais inovadora e consciente da sensibilidade pop. Sou mais voltado para aqueles filmes românticos antigos. Então se fosse você fosse um nerd notaria o tipo de filme, o trabalho da câmera. Eu sou menos propenso a usar aquelas câmeras de mão do que a Catherine Hardwicke. Coisas como essas são as diferenças mais estilísticas do que meu jeito de “pegar aqui e jogar ali.”Obviamente eu devo muito a ela, porque ela escalou esse elenco maravilhoso, eu meio que herdei essa “caixinha de brinquedos” e os extraordinários fãs.

Q: Teve algo no primeiro filme que você teve que mudar agora?

Chris: Não, nada. Acho que as coisas essenciais trabalhadas no primeiro filme foram as relações e os sentimentos dos personagens principais, e o mesmo continuará acontecendo. Todo o resto será apenas sinos e assobios. Quero dizer, há vários efeitos especiais nesse filme, então o fato de eu já ter experiência nisso ajuda. Mas não deve ser muito diferente. Não deve ser um filme de ação ou de efeitos especiais. É errado se parecer isso. Só está certo se os efeitos transmitirem o que está escrito nos livros. O mundo do livro se expande naturalmente, como com os Volturi. Obviamente, eles não estavam no primeiro filme, mas tem sido um desenvolvimento orgânico.

Q: Há alguma cena você esteja ansioso para ver?

Chris: Estou ansioso com as cenas do Taylor e da Kristen. Ansioso com o confronto final entre o Taylor, a Kristen e o Rob porque eu acho que a química é simplesmente fantástica. As relações são fantásticas. A maneira que eles a fazem é para ser assim. Você pode entender exatamente como elas são. Você pode entender exatamente o porquê da Bella estar tentada, eu acho que “ajuste” seria uma palavra melhor para Jacob, ou saber que realmente há um triângulo amoroso. Isso fica realmente estabelecido. É bom. Já gravamos muito dessas coisas. Ainda não gravamos a parte do Volturi, mas acho que ela será extraordinária. Eu vi como o set ficou e está lindo.

- Ouça o podcast da entrevista aqui, ou faça o download clicando aqui!

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